terça-feira, 28 de novembro de 2017

Benedito Abbud virá ao Piauí participar de eventos sobre sustentabilidade



O grande paisagista brasileiro, Benedito Abbud, estará em Teresina no início de dezembro para participar de dois eventos sobre sustentabilidade ambiental. Em Teresina no dia 07, Abud participará do Teresina Sustentável ao lado do arquiteto paisagista pernambucano, Luís Vieira. No dia 08 de dezembro os dois irão para a pequena cidade de Pedro II onde participarão do I Pedro II Sustentável.
Com 40 anos de profissão, Benedito Abbud é graduado, pós-graduado e mestre pela FAU, instituição na qual atuou como professor. Do seu escritório, já saíram mais de 6000 projetos de arquitetura paisagística em escalas que vão de residências, condomínios e bairros até cidades inteiras por todo o Brasil e outros três países. Benedito Abbud transformou a arquitetura paisagística do mercado imobiliário e do Brasil: vencedor do Prêmio Greening 2013, participou de 49 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário. Algumas de suas produções recentes: o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica (RJ), que foi utilizada para alojamento dos atletas em 2016, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e as Praças Airton Senna (SP), AV. Paulista – Shopping Cidade São Paulo e Praça Victor Civita (SP). Desenvolveu projeto paisagístico para a copa do mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016.

OS EVENTOS

O V TERESINA SUSTENTÁVEL realizado pelas instituições: ICC-Instituto de Comunicação e Cultura, CAU-Conselho de Arquitetura e Urbanismo e IAB-Instituto dos Arquitetos do Brasil- Secção Piauí desde 2011, tem como intuito promover o debate acerca das temáticas do clima e da sustentabilidade ambiental e patrimonial na capital piauiense.
Em 2017 o evento acontece no Grand Hotel Arrey no dia 07 de dezembro com  a seguinte programação:
8 h -   Credenciamento
8h30- Abertura Oficial do evento
9 h   - Palestra Arborização e espaços públicos
          Roseli Machado- UESPI-PI  e  Jocélia  Mayra-SEMAN-PMT
10 h – Intervalo
10h15 – Mesa redonda Clima e Cidade
            Calçada viva e arborização urbana- Benedito Abbud- SP
            Vida e rios –Luiz Vieira- PE
            Teresina e o futuro-  Flávia Maia – PI
            Microclima urbano- Anderson Benite- SP

13 h     Encerramento


O I PEDRO II SUSTENTÁVEL acontece nos dias 08 e 09 de dezembro e terá ainda um evento paralelo voltado para a música. Confira a programação:

Data: 08 de dezembro
Local: Clube 11 de Agosto
7h30   Credenciamento
8h        Abertura Oficial
8h30    Mesa redonda:  A cidade e a natureza
            Benedito Abbud- SP
            Luiz Vieira- PE
            Júlio Medeiros- PI ( mediador)
10h      Intervalo
10h15  Mesa redonda: Patrimônio e Cultura
            Pamela Franco-PI
            Patrícia Mendes- PI
            

12 h    Intervalo


PEDRO II NOVOS TALENTOS DO CONTRABAIXO
Local: Memorial Tertuliano Brandão

10h30 -           Master class com Sandro Haick
16h00-            Master class com Tiago do Espírito Santo

Local:              Praça do Recanto ( em frente ao Memorial )
19h-                Jam session com Paulo Dantas e Roberto Chinês
20h-                Jam session com Tiago do Espírito Santo e Sandro Haick


I PEDRO II SUSTENTÁVEL
Data: 09 de dezembro
10 h-               Trekking  na Serra dos Matões – com roteiro Arquitetura da Terra
                        ( saída no espaço (condomínio) Serra dos Matões

Local:              Clube 11 de agosto
17 h-               Oficina Festival de Inverno 2018

PEDRO II NOVOS TALENTOS DO CONTRABAIXO
Local:              Memorial Tertuliano Brandão
16 h-               Master class com Paulo Dantas
                        Lançamento do livro: Estudando o baixo elétrico ( vol. I) de Paulo Dantas

Local:              Praça do Recanto ( em frente ao Memorial)
17 h                 Jam session com o vencedor do festival Novos Talentos do Contrabaixo
20 h                 Jam session com Júlio Medeiros e a Banda Clube do Jazz


INSCRIÇÕES

As inscrições PARA OS EVENTOS TERESINA SUSTENTÁVEL E PEDRO II SUSTENTÁVEL  podem ser realizadas através do endereço: https://teresinasustentavel2011.blogspot.com.br/


INFORMAÇÕES
Facebook: Teresina Sustentável
Instagram: P2Sustentável


HISTÓRICO

O Teresina Sustentável foi criado em 2011 por iniciativa do ICC-Instituto de Comunicação e Cultura  em parceria com o IAB-Instituto dos Arquitetos do Brasil- PI  e  o CAU-Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ao lado de apoiadores e patrocinadores que se renovam a cada edição.

Em 2011 o evento trouxe o debate sobre arquitetura sustentável e transformações bioclimáticas, acessibilidade e inclusão social. Estiveram presentes especialistas como César Cardoso, Tânia Yang, Camila Bastos, Flora Mendes Lima, dentre outros.
Em 2012 os palestrantes e especialistas convidados fizeram um tour pela cidade de Teresina com vistas a preparar uma carta com sugestões para uma cidade sustentável. Na ocasião, Marta Romero falou sobre    Microclima urbano e alertou para o fato de que Teresina não deve dar as costas aos rios que a banham.  O argentino Juan Mascaró  falou sobre o que é necessário para o desenvolvimento de uma cidade sustentável.  Já  a arquiteta teresinense Artemária Andrade explanou sobre os resíduos de construções em Teresina. Ao final do evento a carta foi elaborada e entregue ao poder público no início de 2013.
Ainda em 2013 realizou-se a terceira edição do evento cuja natureza é provocar discussões e possibilitar o desenvolvimento de proposições que possam transformar Teresina em uma cidade efetivamente sustentável em todos os sentidos.
Em novembro daquele ano, os argentinos Juan e Lúcia Mascaró que haviam participado da edição de 2012 apresentaram princípios e exemplos que poderiam ser adaptados à cidade, guardadas as peculiaridades da região. Autores de muitos livros sobre a temática, professores e consultores com muita experiência no mercado, Juan e Lúcia falaram de soluções simples como adoção de muros e coberturas verdes que podem transformar o relacionamento do homem com o clima. Na edição de 2013 também estiveram presentes  Ana Lúcia Melhado falando sobre bairros sustentáveis; Francesco Cerrato da Itália que abordou comunicação digital e práticas sustentáveis; Isabela Pearce que abordou o discurso da sustentabilidade, dentre outros palestrantes e temáticas.
Em sua quarta edição realizada no segundo semestre de 2014, o Teresina Sustentável mudou de formato e ao invés de se realizar em um único seminário, dividiu-se em 3 eventos realizados nos meses de agosto, outubro e novembro. Outra mudança realizada em 2014 foi o foco que naquele ano, foi o centro de Teresina. O evento denominou-se Teresina Sustentável: ação centro. Foram criados 4 grupos de trabalhos distribuídos em: Corredor Cultural que se propôs a pensar os principais equipamentos culturais do centro da cidade e formas de potencializar seu uso e de interliga-los; Mobilidade urbana que se propôs a diagnosticar e a pensar em alternativas viáveis para transformação do centro em um espaço acessível para a mobilidade humana, sobretudo, com arborização e alargamentos dos passeios, com definição de vias e limitação do acesso carro, dentre outras propostas; Moradia no centro e qualidade urbana que trouxe muitas propostas para impulsionar a moradia e a requalificação de espaços com o objetivo de tornar o centro em uma unidade urbana viva e portanto, preservada, e, por fim, Economia criativa  que diagnosticou as potencialidades e propôs medidas para fomentar a economia criativa visando impulsionar inclusive as ações de turismo na região central da cidade. Estiveram participando do evento Ana Carla Fonseca Reis especialista em economia criativa, Ana Regina Rêgo que trabalhou com políticas culturais e mercado; Joseph Canyelles de Barcelona falando sobre territórios sustentáveis; Ricardo Correia especialista em mobilidade urbana e Eveline Labanca especialista em conservação integrada urbana e territorial.
Todas as informações dos eventos anteriores, assim como as propostas de cada Grupo de Trabalho de 2014 que foram entregues em forma de documento ao Prefeito Municipal de Teresina, Firmino Filho, em 2016, encontram-se disponíveis na página do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário